19/01/2024

Consulte aqui os Horários do Centros de Saúde da ULSVDL

No dia 1 de janeiro de 2024 entrou em funcionamento a nova Unidade Local de Saúde de Viseu Dão Lafões, EPE. Com a criação da ULS Viseu Dão Lafões foram integrados todos os Centros de Saúde da região de Dão Lafões, o Hospital de Viseu, o Hospital de Tondela e a Rede de Cuidados Continuados Integrados da nossa área geográfica.   Este novo modelo de organização, que decorre da reforma do Serviço Nacional de Saúde, privilegia a integração e articulação de cuidados e fomenta as respostas de proximidade, no domínio da promoção da saúde e da prevenção da doença, na prestação de cuidados e no tratamento, na recuperação e reabilitação, colocando o cidadão no centro do sistema.   Com este trabalho em rede, o nosso compromisso é melhorar a resposta às necessidades em saúde da população que temos por missão cuidar, garantindo cuidados seguros e de qualidade que aumentem a satisfação dos utentes e profissionais. O Plano de Contingência sazonal 2023/2024 assume assim uma responsabilidade transversal no atendimento dos utentes com queixas agudas em ambos os níveis de cuidados.   As baixas temperaturas que atualmente se verificam, condicionam uma maior procura de cuidados de saúde por aumento da atividade gripal e descompensação de doenças crónicas, o que levou a um acréscimo acentuado do número de consultas e de internamentos hospitalares. Para responder a esta situação a ULS Viseu Dão Lafões tem vindo a implementar várias medidas do seu plano de contingência. Ao nível dos cuidados hospitalares foram adiadas cirurgias não prioritárias, como forma de disponibilizar mais camas para internamento de doentes agudos e, nos cuidados de saúde primários, foi aumentada a capacidade de resposta a situações agudas nas unidades funcionais dos centros de saúde, com disponibilização de um maior número de consultas abertas e de intersubstituição nos dias úteis e fins de semana,.   Porque a saúde e o bem-estar da nossa comunidade são a nossa principal prioridade, recomendamos à população:  
  • Adote medidas de proteção individual contra o frio.
  • Se faz parte do grupo alvo para vacinação, cuja idade da população geral baixou para os 50 anos, não hesite em vacinar-se. A vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção.
  • Utilize o SNS24 como primeiro ponto de contacto com os serviços de saúde. Muitas queixas agudas podem ser avaliadas desta forma, permitindo um aconselhamento eficaz sem a necessidade de deslocação a uma consulta. Relembramos que a Autodeclaração de doença está acessível através do SNS24.
  • Em caso de risco ou perigo de vida ligue para a linha de emergência: 112.
  • Utilize a máscara de proteção, no caso de ter sintomas respiratórios, sempre que estiver em contacto com outras pessoas ou em espaços de utilização partilhada, como os serviços de saúde. Desta forma previne a transmissão da gripe e de outras infeções respiratórias.
  • Siga os conselhos da sua Equipa de Saúde Familiar e de todos os profissionais de saúde.
  Para que possamos prestar melhores cuidados, agradecemos a compreensão e a colaboração de todos. Consulte aqui o horário do seu Centro de Saúde:  
ler mais 
05/01/2024

ULSVDL acolhe 106 médicos internos

  A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões recebeu no início deste novo ano 106 médicos internos na sessão de abertura do VIII Curso de Introdução à Atividade Hospitalar.     Deste número, 63 internos para formação geral, 31 internos de formação específica hospitalar, 11 internos de formação específica de Medicina Geral e Familiar (MGF) e 1 interno de formação em Saúde Pública. Na sessão de abertura, que decorreu no auditório do DEP, na manhã do dia 3 de janeiro, estiveram presentes, Eduardo Melo, Diretor Clínico, Rita Figueiredo, Diretora Executiva do ACES, Isabel Andrade, Diretora do Internato Médico e Ana Paula Pinheiro e José Neri, responsáveis pelo Internato de MGF, que transmitiram as boas-vindas aos novos internos.     Dirigindo-se ao auditório, Eduardo Melo, Diretor Clínico da instituição destacou “o início de um ano particularmente importante porque marca o início de um novo modelo, a Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, um novo nome, um novo conceito, com o objetivo de garantir uma melhor integração de cuidados, diminuindo as ineficiências e as disfunções de comunicação do sistema”. Sobre a etapa profissional que agora se inicia para este grupo de médicos internos, o Diretor Clínico deu conta aos internos que “vão desenvolver atividade numa organização muito complexa, na qual é necessário coordenar múltiplos recursos e equipamentos, e simultaneamente ter flexibilidade e adaptabilidade para responder em tempo real ao imprevisto”.     “Este ciclo da vida profissional que se vai iniciar vai incorporar valor nas vossas aptidões e competências. É necessário que depois sejam as novas gerações a substituir as fileiras dos mais velhos, renovando quadros do SNS e replicando os processos formativos”, finalizou. ler mais 
29/12/2023

Médico do CHTV recebe Prémio Personalidade Científica 2023

  Médico do Hospital de Viseu recebe Prémio Personalidade Científica 2023 no Congresso Andaluz da Dor   O médico Manuel Vico, do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), foi distinguido com o Prémio Personalidade Científica 2023 no XXXII Congresso Andaluz da Dor.   A atribuição do prémio teve lugar na Cerimónia de Abertura, presidida pela Conselheira de Saúde e Consumo do Governo da Junta de Andalucía, Catalina García. Estiveram também presentes a equipa de gestão do Hospital Virgen de las Nieves, a presidente da Câmara Municipal de Granada, Marifrán Carazo, o delegado do Governo da Junta de Andalucía, Antonio Granados, o delegado de Saúde e Consumo, Indalecio Sánchez-Montesinos e o presidente do Conselho Andaluz de Médicos, Jorge Fernández Parra.     Para a Fundação Andaluza da Dor a atribuição desta distinção justifica-se “por ser um exemplo pelo percurso feito desde a sua formação em Granada até ao trabalho desenvolvido em Portugal, que o tem levado a ser o actual Editor-Chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia”. Manuel Vico, médico anestesiologista, também é Doutorado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Granada, membro do Conselho Geral da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, Examinador do Diploma Europeu de Anestesiologia e Cuidados Intensivos e docente do Departamento de Ciências Médicas da UBI.     O evento, organizado pela Associação Andaluza da Dor (AAD), decorreu nos dias 9 a 11 de novembro, na cidade espanhola de Granada.   ler mais