Plano de Contingência Sazonal no CHTV

Ao contrário de outras zonas geográficas do País, na região de Viseu apenas agora se assistiu a um aumento crescente de casos de infeções respiratórias, e de descompensações de patologias crónicas, coincidentes com o início de temperaturas mínimas mais baixas.

Tal como em anos anteriores houve necessidade de reorganizar a distribuição de camas, tendo sido necessário alocar camas dos Serviços Cirúrgicos para internar doentes com infeções respiratórias, bem como descompensações de patologias crónicas precipitadas pelas temperaturas mais baixas, o que irá levar naturalmente ao cancelamento de algumas cirurgias

A importância da implementação de Planos de Contingência, como o que o CHTV tem já em curso, visa assegurar nesta fase do inverno, uma resposta adequada ao aumento da incidência das infeções respiratórias na nossa população (maioritariamente devidas à atividade sazonal da gripe) e garantir também resposta à maior procura de cuidados de saúde por descompensação de doenças crónicas (especialmente nas crianças, doentes crónicos e idosos) é para o CHTV uma prioridade.

Desta forma e em linha com as recomendações do Ministério da Saúde, o CHTV, procedeu à implementação do Plano de Contingência para a gripe 2019/2020 pretendendo perante esta necessidade acrescida de cuidados clínicos, reduzir a vulnerabilidade dos grupos de risco, aumentar a capacidade de resposta e articulação das diferentes Unidades de Saúde, e sensibilizar ainda os profissionais de saúde e a população sobre estas questões e as suas consequências.

O CHTV apela também para a importância da utilização racional dos Serviços de Saúde por parte dos utentes, evitando na  medida do possível, recorrer desnecessariamente ao Serviço de Urgência hospitalar. Em alternativa, será sempre importante o contacto prévio e cumprimento das recomendações dadas pela Linha Saúde 24 (808242424) ou o atendimento no Centro de Saúde.

As pessoas que tenham síndrome gripal deverão abster-se de vir visitar familiares, e no caso de ser totalmente imprescindível serão disponibilizadas máscaras nos balcões de atendimento. As visitas deverão abster-se de violar as regras e ir visitar pessoas em serviços distintos. Precisaríamos ainda de apelar a todas as famílias para virem buscar atempadamente os seus familiares que tiveram já alta, para ser possível libertar camas para os doentes que necessitam de ser internados.

O Centro Hospitalar Tondela Viseu agradece toda a compreensão por parte da população e utentes.