Plano de Contingência COVID-19

Visitas, Consultas, Serviços Farmacêuticos e outras informações

1 – Visitas / Informação ao familiares

2 – Hospitais de Dia (Novas localizações) – Hemato-Oncológico, Gastroenterologia e Ginecológico

3 – Serviços Farmacêuticos

4 – Consulta Externa

5 – ULGA – SIGIC

6 – Conta Donativos Combate ao COVID-19

1 – Visitas:

Tendo em conta a impossibilidade de controlar os contactos na comunidade com pessoas que viajaram recentemente o Conselho de Administração entende não ser possível manter as visitas neste momento no Centro Hospitalar Tondela Viseu.

Assim, estão neste momento suspensas todas as visitas a doentes internados, sejam, ou não, acompanhantes.

Únicas exceções:

– Pai de criança recém-nascida, Pai de criança internada na Neonatologia e Pai de criança na Pediatria com um único horário compreendido entre as 14h30 e as 15h30

– Doentes internados na Unidade de Cuidados Paliativos de Tondela, ou ao cuidado da Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos que serão analisados caso a caso, pelos médicos das respetivas equipas.

Procurando minimizar o impacto desta medida numa ótica de salvaguarda o bem-estar dos utentes, familiares e comunidade em geral, o Conselho de Administração disponibiliza números de telefone diretos, por enfermaria, para  informação aos familiares:

No caso das especialidades com o número 232 420 500 (geral) os serviços telefónicos farão o devido reencaminhamento.

2 – Hospitais de Dia (Novas localizações) – Hemato-Oncológico, Gastro e Ginecológico

3 – Serviços Farmacêuticos

No âmbito do Plano de Contingência COVID-19, os Serviços Farmacêuticos disponibilizam as seguintes Linhas de Apoio:

Estes contactos destinam-se a ajudar os doentes que costumam levantar a sua medicação no Hospital São Teotónio de Viseu.

Quando contactar os Serviços Farmacêuticos refira sempre o seu número de processo.

Exemplos de situações em que o contacto se justifica:

• Doentes que necessitam de medicação;
  • Doentes que queiram agendar a dispensa da medicação;
  • Doentes que queiram ser representados por familiar ou amigo;
  • Doentes que tenham dúvidas sobre como tomar os seus medicamentos;
  • Doentes que estão a ter queixas novas ou agravamento das queixas anteriores relacionadas com o medicamento;
  • Outras situações, relacionadas com o medicamento, que estão a preocupar os doentes já seguidos nos Serviços Farmacêuticos.

Se enviar uma mensagem eletrónica para o email indicado, deve identificar-se com:

1. Nome completo
  2. Data de nascimento
  3. Número de utente/processo
  4. Descrever a sua situação/necessidade o mais resumidamente possível
  5. No assunto da mensagem coloque: primeiro e último nome, seguido do número de processo.

As mensagens dos doentes serão sempre avaliadas por um farmacêutico e o doente receberá sempre uma resposta.

Obrigado e proteja-se, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

4 – Consulta Externa:

Em resposta à pandemia COVID e após declaração do estado de emergência, as consultas externas presenciais no hospital foram limitadas a situações muito prioritárias mas as teleconsultas permitiram garantir com segurança a continuidade dos cuidados aos utentes do CHTV.

Na fase de desconfinamento, foi possível retomar as consultas presenciais mas com algumas alterações estruturais e organizacionais, por forma a garantir distanciamento seguro dos utentes e diminuir os tempos de espera e os contactos interpessoais na área das consultas externas, continuando a manter-se em determinadas situações a consulta não presencial. Os horários de funcionamento das Consultas Externas foram alargados para o período das 08-20h.

Implementamos um sistema de triagem na entrada da Consulta Externa, que visa evitar a propagação da COVID-19, para maior segurança dos nossos utentes e profissionais de saúde. Assim, fornecemos solução alcoólica para a higienização das mãos, uma máscara de proteção respiratória individual a todos os utentes e medimos a temperatura através de termómetro de captação de infravermelho de testa. Estamos certos que a triagem aos utentes na entrada da Consulta Externa irá minimizar o risco de focos de infeção vindos do exterior, bem como reforçar a segurança de todos.

Na fase atual os utentes do CHTV devem cumprir as seguintes regras:

– Aguardar convocação por carta ou por via telefónica e em caso de dúvida sobre agendamentos de consultas fazer uso de telefone ou endereço de email do CHTV para esclarecimentos
– Comparecer na área das Consultas Externas apenas 15 a 30 minutos antes da hora agendada para evitar aglomerações
– Aguardar no exterior do edifício respeitando as distâncias de segurança e mantendo a máscara social, na fila única correspondente à consulta
– Colaborar no processo de triagem de segurança à entrada do edifício, onde se procederá à avaliação da temperatura corporal e será colocada uma máscara cirúrgica limpa
– No átrio principal das Consultas Externas, os utentes devem aceder ao Balcão Central em fila única, sendo que aí serão distribuídos por 4 postos de atendimento (3 para adultos e 1 para crianças) onde será efetivada a consulta
– Após efetivação da consulta, os utentes deverão dirigir-se diretamente ao Setor de Consulta designado, não sendo necessário nenhum contacto administrativo adicional nos secretariados dos Setores
– Existe sinalização horizontal no corredor principal com codificação por cores para facilitar a circulação interna entre os Setores de Consulta, o Laboratório de Patologia Clínica, a Imagiologia e os Exames Especiais

O Hospital preparou um sistema para consultas não presenciais, por telefone, para os casos de consultas de continuidade, doentes crónicos ou outros esclarecimentos adequados, sendo que se disponibiliza aqui o contato telefónico por especialidade, e com horário disponível, que se pede que seja cumprido:

Consulta de Interrupção Voluntária da Gravidez

Segunda a sexta-feira das 15h00 às 16h00 – 969 375 305